pequenos achados musicais

2009 mal começou e já tem boas surpresas na minha jukebox:

Eddie Vedder – Into The Wild Soundrack assisti Na Natureza Selvagem no segundo dia do ano, e ainda não sei se gostei ainda. É a história de um jovem que termina a faculdade e foge de casa pra levar uma vida de mochileiro, deixando pra trás um futuro super promissor e uma vida confortável. Tem locações lindas, da California ao Alaska. Mas não vou falar do filme, que o que me chamou atenção mesmo foi a música. É bem “on the road”, como o filme. Eddie Vedder (do Pearl Jam) e um violão, e percussão e algum outro instrumento, às vezes. Bem menos pesado que algumas músicas da banda. Adorei, dá vontade de subir numa Harley-Davidson e deixar o mundo pra trás, comendo poeira. “Setting Forth” é a minha favorita por enquanto, mas o disco é mesmo pra ouvir inteiro.

Dire Straits – The Very Best Of – eu não conhecia Dire Straits at all até ver um post num blog listando músicas boas pra ouvir na hora do be-bop-a-lula. Uma delas era “Romeo and Juliet”, e a melodia fácil e o violão gostoso me pegaram de jeito. Isso já tem uns meses, e eu anotei melntalmente que ia procurar mais coisas da banda, que devia ser legal. Aí, na festa de Ano-Novo, uma das músicas da pista de dança (só pra esclarecer, eu não virei o ano na buatchy, é que Namorado tem um tio que dá festas homéricas, e conseguiu transformar a sala de estar num verdadeiro dance floor, com gelo seco, luz estroboscópica e tudo) era “Sultans of Swing”, com uma batida super gostosa. Aí fui procurar alguma coletânea fácil, que ultimamente tô com preguiça pra discografias completas que no fim você aproveita uns 10%. Achei esse very best, e fiquei satisfeitíssima. Menção honrosa para “Brothers in Arms”, uma delícia.

Various – Stranger Than Fiction Soundtrack (sem link, sorry) – o filme de onde vem a trilha é um dos meus favoritos de todos os tempos, chega perto de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Assisti Mais Estranho que a Ficção quando ainda morava em Ilhéus, e achei genial. Dizer qualquer coisa sobre o filme é spoiler. A abertura já é um clássico, e as músicas aqui tem mais valor sentimental mesmo, de lembrar da parte do filme em que elas tocaram. Do disco todo, eu dispenso umas 2 ou 3 músicas. Os instrumentais são delicados e envolventes, e pra quem já viu o filme, os títulos das músicas têm tudo a ver com a idéia. A música de abertura é a melhor de todas, “The Way We Get By”.

Pois é, dá pra ver que eu tô bem no clima pra soundtracks. Deve ser reflexo da bagunça na minha cabeça, querer ouvir coisas que não teriam nenhuma relação entre si espontaneamente. Tô tentando me organizar pra começar o ano bem (porque todo mundo sabe que o a no, de verdade, só começa mesmo depois do carmaval), já até comecei a escolher as cadeiras do período que vem, e acho que vou oficialmente adiar PC1. Ah, tenho escutado muito Chico também, Namorado fez o favor de colocar umas 70 músicas dele num cd pra escutar no carro. Eu nem pedi. Achei fofo. Nesse ritmo, acho que ele nem vai reclamar se eu resolver dar plantão na rua de Chico no Leblon, né?

PS – antes que me corrijam por escrever errado algumas coisas, aviso e comunico que tô c*gando pra a reforma ortográfica. Vou continuar escrevendo idéia com acento, até alguém conseguir me convencer que fica mais bonito sem (descobri que a tolerância vai até 2012, rá!). Sim, eu sou cabeça-dura.

(soundtrack: Stranger Than Fiction OST – La Petite Fille de la Mer)

Uma resposta em “pequenos achados musicais

  1. li o livro “na natureza selvagem” e vi o filme. como sempre acontece, o livro é bem melhor, mas o filme tem a trilha sonora de Eddie Vedder (e se vc fosse atenta, teria visto que já falei isso no meu blogger, poderia ter conhecido antes!!! )

    Dire Straits eu sempre ouvi muito, mesmo qnd todo mundo me chamava de vó ou coisa similar romeo and juliet é liiiiiiinda e sultans of swing tbmmm. tenho em versões bem legaaais.

Deixe um comentário

