sobre livros

A última imagem que levamos do Brasil é a de uma bonita livraria, uma catedral de livros, moderna, eficaz, bela. É a Livraria Cultura, está no Conjunto Nacional. É uma livraria para comprar livros, claro, mas também para desfrutar do espectáculo impressionante de tantos títulos organizados de uma forma tão atractiva, como se não fosse um armazém, como se de uma obra de arte se tratasse. A Livraria Cultura é uma obra de arte.

Também me tocou bastante a livraria da Companhia, ver estantes luminosas com obras de fundo, os clássicos de sempre expostos como outros fazem com as novidades. E todos juntos oferecidos ao leitor, que tem o difícil mas interessante dilema de não saber que escolher.

José Saramago (sim, o próprio) também adora a Cultura. Qui nem qui eu. Eu já pensei que fosse a iluminação, ou o cheiro gostoso de café e de livro novo, ou o ar inteligente tanto dos vendedores como de quem frequenta ali, ou a música ambiente, sempre de bom gosto. Mas tem mais alguma coisa, que não existiria de jeito nenhum se o que estivesse à venda não fossem livros. Livros hipnotizam, prendem, e pelo menos em mim, exercem um fascínio que vem desde pequena, e deve continuar até eu estar bem velhinha, cheia de astigmatismos e sem conseguir ler nada direito de verdade, mas ainda vou gostar dos livros, só por causa do cheiro e das idéias que eles carregam.

E isso tudo Saramago, Cultura, livros, obras de arte, me fez chegar às seguintes considerações:

1. não consigo me adaptar a e-books. Preciso do livro na mão, preciso passar uma página depois da outra, preciso ter um marcador de livros de verdade, não um notepad dizendo “estou na página tal do livro X”. Já tentei, com a maior boa vontade do mundo. Comecei a ler livros incríveis na tela do pc, e tenho certeza de que os teria terminado se eles fossem de verdade, de papel.

2. vou comprar, assim que der, o livro da Cris, Para Francisco. Sim, mesmo tendo lido todo o blog, mesmo conhecendo a história, mesmo não precisando dele. É um daqueles livros pra ter na mesa de cabeceira, e ler, e se emocionar, e ir dormir com aquele embargo na garganta de quando a história é muito emocionante. Se as palavras dela conseguem me causar isso na tela do pc, em horário comercial, imagina o livro de verdade. Na verdade, se algupem quiser me dar de presente, eu super aceito. Mas avisa logo hein.

3. nesses últimos meses tenho estado perdidamente apaixonada por tipografia. E acho que gostar de livros é grande parte desse meu encantamento pela forma das letras. Sim, porque a gente não percebe, mas uma parte do sucesso do livro com o leitor está em como as letras se comportam na página, e é bom que elas ajudem, sabe? Que deixem o texto fluir, que te empurrem pra a próxima página, que deixem a coisa toda mais interessante. E isso tudo são detalhes. E estou me descobrindo cada vez mais detalhista. Eu sei eu sei, um dia esse preciosismo com certas coisas ainda me mata. Mas amo mesmo, vou negar por quê?

E desisti de encontrar um grand finale fofo e emocionante sobre livros pro post de hoje. Não ando muito boa nem muito paciente pra esperar as palavras chegarem esses dias. Fora que o post de hoje veio assim, do nada (aliás, veio do blog de Saramago), e tinha zilhões de coisas sobre os dias em João Pessoa que eu queria já ter escrito, e vão ficar um pouquinho pra mais tarde, até eu processar tudo direitinho. Desculpem a bagunça. Fim do post.

(soundtrack: David Bowie – Lady Stardust)

3 respostas em “sobre livros

  1. Por falar em livros eu tenho lido o “apanhador no campo de centeio” me identifico com o cara, ate pq ele acha todo mundo cretino :P tem feito bom pra minha cabeça ler algo que nao seja referente a pesquisa =)

    E vc como ta? kd tu? :P

    Bjs

  2. Oi, Line!
    Descobri o blog do Saramago esses dias. E me senti envergonhada por nunca ter lido nada dele. Mesmo com um montão de livros dele em casa. Acabei comprando o Ensaio sobre a Cegueira, por causa do filme. Mas desconfio que vou gostar mais do livro.
    Bjo!

Deixe um comentário

